Nossa História

A Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja foi criada em 27 de outubro de 1991, por decreto do Eminentíssimo Dom. Fr. Lucas C. Moreira Neves, OP, 25º Arcebispo Metropolitano desta Sé Primacial.

“A Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja acaba de ser criada, sendo desmembrada da Paróquia de São Brás. Trata-se da 101ª paróquia arquidiocesana. A nova paróquia vai ter jurisdição nas comunidades do Bariri – sede da Igreja Matriz, Alta Teresinha, Rio Sena, Itacaranha, Escada, Ilha Amarela, Alto do Cruzeiro, Planalto I e II, além dos Conjuntos Senhor do Bonfim, Baía de Todos os Santos e ouras áreas circunvizinhas. À frente da Paróquia, Nossa Senhora Mãe da Igreja ficará o cônego Gaspar Kuster, que contará com os vigários paroquianos, os padres Genival Bartolomeu Fernandes Machado e Arnaldo Lima Dias.”

Jornal A Tarde, Terça-Feira, 29/10/1991.

Jornal A tarde

Muito antes desta notícia ser publicada nos jornais, a nossa paróquia já trabalhava a todo vapor! Lá por volta de 1980, a Irmã Maria Alice, da Congregação das Religiosas do Santíssimo Sacramento se fazia instrumento de Deus para inspirar os servos a trabalhar na messe do Senhor.

Construção

Como diz a notícia citada acima, em 1991, quando a nossa paróquia foi desmembrada da Paróquia de São Brás, tivemos o privilégio de ter como Pároco o cônego Gaspar Kuster, que já era pároco de São Brás há 25 anos e se faz presente nas nossas vidas em todos esses anos. À época, o cônego foi auxiliado por pelos Padres Genival e Arnaldo, e pelo Diácono Nilton Trintade.

Sarcedotes

Após o Padre Gaspar, passaram pela paróquia: Pe Mariusz Berko (Polonês / Janeiro de 2001); Pe Antônio Sérgio (Baiano/Outubro de 2003); Pe Edson Batista Medeiros (Baiano/Abril de 2004); Pe Frederico Tupinambá (Baiano/Janeiro de 2007); Pe Joelson Alves de Andrade (Baiano/Novembro de 2010) e Pe Hermano Conceição de Jesus (Baiano/Junho de 2014).

É de fundamental importância também na paróquia a presença das religiosas da Congregação das Religiosas do Santíssimo Sacramento, que estão conosco desde o início dos trabalhos!

Padres e Consagrados são essenciais! Mas não se faz Igreja sem os leigos, pessoas que decidem seguir a Cristo e a seu serviço, para tomar a direção do Reino. E algumas pessoas tem seus nomes e suas vidas entranhadas à história desta paróquia. Dois belos exemplos: o “time das veteranas”: D. Cecília e D. Enedina, da Comunidade do Bariri; D. Helena, do Conjunto; e D. Antônia, de Itacaranha; e o Grupo de Artesanato Variado.

Fies

A cerimônia solene de criação da 101ª paróquia da arquidiocese foi presidida pelo Monsenhor Ademar Dantas, às 17:30 horas do dia 27/10/1991. E o espírito de Deus se fez presente em cada tijolo, em cada mutirão, em cada pessoa, em cada grupo, em cada pastoral que lutou para iniciar os trabalhos da nossa paróquia, como verdadeiro barro nas mãos do oleiro.

Mais construções